sábado, 8 de setembro de 2012

Justiça Brasileira fecha o cerco ao Facebook

Mais uma polêmica na conta de Mark Zuckerberg. O Facebook começou a ativar automaticamente o reconhecimento facial nas contas dos usuários. Ao fazer um upload  de foto, os algoritmos da rede social fazem um scan  da imagem para tentar determinar se algum conhecido está ali. Claro que, mais uma vez, a privacidade dos internautas é colocada em questão.
Prévia de como o reconhecimento facial funciona no Facebook (imagem: divulgação)
Pior de tudo é que o Facebook habilitou o reconhecimento facial em diversas contas de usuários sem pedir permissão. Pum, está ativado. O órgão de defesa do consumidor do Ministério da Justiça não gostou muito dessa história e solicitou que o Facebook se explique sobre a ativação automática do recurso.
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, notificou o Facebook a prestar esclarecimentos sobre um novo sistema que reconhece pessoas automaticamente. A ferramenta possibilita aos usuários identificar seus amigos em fotos postadas no álbum pessoal, aumentando potencialmente a exposição da imagem dos usuários da rede.
Isso é o que diz o comunicado publicado no site do Ministério da Justiça. Lá está explicado que o órgão tomou conhecimento do assunto pela mídia, e que constatou indícios da falta de consentimento na hora de ativar o reconhecimento facial. O MJ não descarta também a invasão de privacidade, como você pode ler no comunicado.
O Facebook tem dez dias para dar uma resposta à notificação. Vai ter que explicar se as mudanças para ativar o reconhecimento facial foram avisadas aos usuários brasileiros.
É bom ressaltar que o Facebook já emitiu um comunicado no qual admite ter errado ao ativar o recurso de reconhecimento facial sem a autorização prévia dos usuários. Se isso vale alguma coisa para o Ministério da Justiça, aí são outros quinhentos.

Fonte: Tecnoblog
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este Blog é voltado para defesa da Família Mundial Cristã. Denunciamos os ataques dos Ativistas Homossexuais a nível Internacional, deixando claro que amamos a pessoa que está Homossexualizada e pode receber libertação, desde que o queira. Somos contra a PL 122 e o Kit-Gay, que quer retirar nossas crianças do nosso poder para o Estado Socialista-Marxista-Comunista doutrinando-as e fazendo nelas uma lavagem cerebral homossexual.

Assista estes vídeos que entenderá nossa proposta:

http://www.youtube.com/watch?v=suxtZAXtqng

http://www.youtube.com/watch?v=dIKS2jC-Tvo

Serão deletados todos comentários Racistas, Difamatórios, Anti-Cristãos enfim, que não se coadunem com a linha editorial saudável seguida por este Blog. Deus abençoe aos que contribuirem para um debate construtivo e democrático. Use sua criatividade e inteligência e deixe um comentário marcante, honesto e justo, que revele SOMENTE A VERDADE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...